Nos dias 26 e 27 de Outubro os dirigentes do Grupo 25 participaram na execução do Plano Anual do Grupo. Este planeamento foi realizado na Quinta do Rival de Cima, em Outeiro, Cabeceiras de Basto. Iniciou-se os trabalhos com a avaliação do ano 2012_2013, seguindo-se a planificação do novo ano escotista.
sexta-feira, 1 de novembro de 2013
terça-feira, 29 de outubro de 2013
Jota Joti 2013
Nos dias 18, 19 e 20 de outubro
realizou-se o Jota-Joti, atividade internacional que contou com a presença de vários grupos, nomeadamente o 4 e o 33 do Porto, 207 da Figueira da Foz e 49 de Lamego. Marcaram presença como visitantes, o agrupamento 1019 de Pinheiro, grupo 135 S. Roque Costa e FAEP da Costa. Esta atividade visou a comunicação via internet e rádio para todo o
mundo numa forma interativa e diferente de se conhecer e trocar experiências
escotistas. Para além dos contactos via rádio, realizou-se ainda o Joti, via internet, o Challenge, Jampuz e diversos Workshops relacionados com o tema. Todos os participantes regressaram ás suas casas no final da atividade com desejos de para o ano voltarem a repetir nesta experiência.
Um agradecimento muito especial aos radioamadores que colaboraram nesta iniciativa e sem os quais não teria sido possível realizar. Nomeadamente o António Freitas, José Carlos, Luís Moreira, Bruno Moreira, Paulo Pinto, Miguel Fonte, José Costeira.
Um agradecimento muito especial aos radioamadores que colaboraram nesta iniciativa e sem os quais não teria sido possível realizar. Nomeadamente o António Freitas, José Carlos, Luís Moreira, Bruno Moreira, Paulo Pinto, Miguel Fonte, José Costeira.
Abertura do ano Escotista
O habitual conselho de grupo abre mais um ano escotista no grupo 25.
Outrora feriado nacional, o 5 de Outubro vem, de há uns anos a esta parte, a marcar o início do ano escotista no grupo. Todos os elementos se agruparam à frente da sede e várias vezes gritaram “banana!” para a fotografia da praxe. Já reunidos no salão fizeram individualmente a sua apresentação ao grupo dizendo, também quais são as suas expectativas e a que objectivos se propõem para este novo ano. A grande maioria dos elementos, como seria de esperar, já é ”repetente” mas há sempre lugar para mais 1, ou 2, ou 3 novos elementos…
Feitas as apresentações e após alguns esclarecimentos por parte do chefe de grupo foi tempo de relembrar as grandes actividades que marcaram o ano anterior e culminar a tarde com o hino da “brincadeira” do grupo.
Antes de tudo isto encontraram-se as tribos para passarem alguns momentos de diversão e competição saudável entre jogos e gargalhadas como forma de marcar e fazer o seu próprio reencontro.
Assim voltou o grupo à sua actividade, nesta senda de “criar” cidadãos ativos e responsáveis cientes do sentido de cidadania, e nada melhor que o escotismo, pois não há nada melhor do que o aprender fazendo e a educação através do exemplo.
domingo, 29 de setembro de 2013
Centenário da AEP
No fim de semana de 7 e 8 de setembro, o Grupo 25 esteve presente nas comemorações do centésimo aniversário da AEP (Associação de Escoteiros de Portugal) que se realizou no Vale do Jamor. O grupo fez-se representar pela Tribo de Escoteiros, Exploradores e Clã. O Grupo 25 partiu bem cedo. Por volta da uma da manhã do dia 8 (sábado)os 21 elementos do grupo dirigiram-se até Oeiras. Após a realização do check-in, teve lugar a cerimónia de abertura. Em pleno relvado do estádio nacional, todos os grupos presentes se perfilaram em frente ao palco e às bandeiras, gritando cada um com os seus gritos, elaborando uma moldura humana digna de se ver. O ponto alto desta cerimónia de abertura foi o entoar dos hinos nacional e associativo enquanto se içavam as bandeiras, seguida de umas pequenas palavras de boas vindas pelo chefe nacional, José Araújo. Seguiu-se uma tarde de atividades e à noite realizou-se a cessão solene que contou com a presença de todos os organismos e associações integrantes e parceiras da AEP. Após o rol de discursos, foram acesos 100 archotes simbolizando os 100 anos comemorados enquanto se entoava o hino da Associação de Escoteiros de Portugal.
Todos os elementos do grupo 25 classificaram a atividade como boa e isso estava bem patente nos seus sorrisos e nas amizades que criaram para o futuro e nos velhos amigos que certamente aproveitaram para rever. A Associação de Escoteiros de Portugal
está de parabéns pelos seus 100 anos.
quarta-feira, 24 de julho de 2013
Atividade Mergulhar no Futuro
As Tribos de Escoteiros e Exploradores realizaram nos dias 19,20 e 21 o Plano Anual da Divisão. Esta teve inicio na sede do grupo com a avaliação do ano anterior. No sábado as tribos rumaram até ao CAEP, em Paiço, Matosinhos, onde realizaram a limpeza do espaço interior e de parte do espaço exterior, seguindo-se a execução do Plano Anual. Durante a tarde os Escoteiros puderam desfrutar de uma tarde de praia. Já á noite deram continuidade à limpeza do espaço exterior e realizou-se um pequeno fogo do conselho. No dia seguinte, concluiu-se a execução do PAD. Foi um fim-de-semana produtivo e diversificado nas atividades realizadas. Um bem haja a todos os que participaram.
domingo, 16 de junho de 2013
ACANIV 2013 - 40º ANIVERSÁRIO
Nos passados dias 8, 9 e 10 de junho, o Grupo 25 realizou no PCEG- Penha Centro Escutista de Guimarães o Acampamento do seu 40º Aniversário, que contou com a participação dos Grupos 4 e 33 do Porto, 116 de Loureiro, 207 de Buarcos, Figueira da Foz, os agrupa-mentos 108 de Fermentões e 1019 de Pinheiro. Durante o evento realizaram-se as seguintes atividades: jogos tradicionais, hike noturno para as Tribos e Clã, workshops para Alcateia, Tribos e Clã e jogo de cidade, extensivo a pais, familiares, amigos e antigos escoteiros. Na última noite realizou-se o fogo de conselho com cerca de 25 números protagonizados pelos diversos grupos presentes que deliciaram tanto os escoteiros, como pais e amigos presentes.
Na segunda-feira, dia 10 de junho foi realizada a Eucaristia na Igreja de Fermentões celebrada pelo Pe. Francisco de Jesus Oliveira. A mesma foi aplicada em memória de todos os elementos ligados ao Grupo 25 que partiram para o eterno acampamento. Logo após a eucaristia, seguiram-se as promessas e os compromissos de honra. A Alcateia deu as boas vindas a duas lobitas, a Pulga e a Borboleta, e a Tribo de Escoteiros deu as boas vindas á Beatriz Rua e ao André Oliveira e a Tribo de Exploradores deu as boas vindas ao Rodrigo Rua. Estes, após realizarem a primeira etapa do seu progresso pessoal, receberam o lenço de grupo com a promessa e o compromisso de o honrarem devidamente.
Seguiu-se o churrasco para todos os participantes e convidados. Todos ficaram satisfeitos com o manjar e seguiu-se então a cerimónia de Encerramento com o cantar dos parabéns, o cortar do bolo e a entrega das lembranças aos grupos presentes, a entrega dos prémios de vencedor do hike noturno e do jogo de cidade, o cantar do hino do 40º ACANIV e os agradecimentos a todos os grupos presentes, ao Agrupamento 108 por toda a ajuda prestada, aos colaboradores que foram incansáveis, e um a um, os membros da organização tiveram a palavra para agradecer aos presentes, com os votos de que em breve se voltarão a encontrar e que todos serão bem-vindos. No final, todos os presentes se despediram, com a certeza que se criaram amizades para sempre e que foram 3 dias proveitosos para todos.
terça-feira, 16 de abril de 2013
Tribus Bracara
O encontro de tribos da região norte e centro decorreu nos passados dias 23 e 24 de Março em Braga. De Soure a Baião, da Fonte da telha a Guimarães, foram várias a tribos de escoteiros e exploradores que quiseram estar presentes neste intercâmbio regional. As tribos reuniram-se em Braga, na freguesia de Real na manhã do dia 23, numa actividade que começou, como não podia deixar de ser, com o içar de bandeiras e o entoar do hino associativo.
As tribos dedicaram, então, este período da manhã e parte da tarde a montar primeiro o seu próprio campo e, seguidamente o pórtico e o ecoponto que serviria o campo de cada uma das divisões. Infra-estruturas montadas foi tempo de dar início aos jogos. Como se tratava de um intercâmbio as patrulhas foram totalmente divididas e formaram novas patrulhas misturadas com elementos de várias tribos, uma forma de partilha de conhecimentos que ajuda a fazer novas amizades. As patrulhas agora com novos nomes tinham que se entreajudar, mesmo não se conhecendo, para superar os obstáculos que fossem surgindo durante o percurso do jogo. Seguindo pistas e decifrando enigmas foram avançando pela cidade de braga.
A manhã de domingo foi marcada, por uma sessão solene, em que os dirigentes eleitos para a chefia regional no último conselho regional, realizado em Loureiro, Peso da Régua, tomaram posse perante o chefe Nacional, renovando o seu compromisso como escoteiros-chefes da A.E.P.
Depois do merecido “repasto dos guerreiros” toca a desmontar o campo onde a “chuvinha” ajudou à rápida desmontagem e cada tribo seguiu viagem para sua casa.
quarta-feira, 27 de fevereiro de 2013
Dia do Pensamento
As Tribos do Grupo 25 celebraram o Dia do Pensamento, com uma atividade que teve inicio no dia 22, com um jogo de pistas e uma velada, cujo tema principal foi Baden Powel e todos os seus ensinamentos que nos deixou para a vida. Todos os escoteiros participaram com pequenos pensamentos outrora proferidos pelo fundador. Tais como: "Deixai mundo um pouco melhor do que o encontrou",“Se um dia, os homens de todos os países forem irmãos e não estranhos, acabarão as guerras, e a paz reinará no mundo.” entre outros. No dia 23 realizaram uma romagem junto ao busto de BP e depositaram uma pequena coroa, entre gritos e canções escotistas. Seguiu-se um jogo de orientação e jogos durante o percurso. “O melhor meio para alcançar a felicidade é contribuir para a felicidade dos outros.”
Conselho Reginal
No dia 16 de Fevereiro sete dirigentes do Grupo 25 participaram no Conselho Regional, que se relizou na freguesia de Loureiro e tiveram como anfitriões o Grupo 116. Constou da ordem de Trabalhos a Aprovação do Relatório de Atividades 2012, aprovação do Relatório de Contas 2012, aprovação do Plano de Atividades 2013, aprovação do Orçamento 2013 e Eleição da Chefia Regional.Um bem haja a todos os participantes.
terça-feira, 5 de fevereiro de 2013
Curso de Guias
Os guias e subguias das Tribos de Escoteiros e Exploradores, participaram no 2º Curso de Guias realizado pela Região Norte e Centro, nos dias 2 e 3 de Fevereiro, em Paiçô, Matosinhos. Deste curso constaram diversos módulos, nomeadamente técnicas de campo, gestão de conflitos, orientação, primeiros socorros, entre outros. Partilharam e adquiriram novos conhecimentos e fizeram novas amizades.
quarta-feira, 30 de janeiro de 2013
Cantar de Reis 2013
Nos dias 12, 13, 19 e 20, o grupo realizou o tradicional cantar de reis. Participaram nesta iniciativa, dirigentes, caminheiros, escoteiros e exploradores. Um bem haja a todos que com a sua alegria, levaram de porta em porta uma mensagem de paz e de feliz ano novo.
Convivo de Tribos
A tribo de Escoteiros e a tribo de exploradores realizaram um convivio no dia 1 de Dezembro no Montre de S. Pedro de Azurém. Esta iniciativa colocou à prova os nossos escoteiros na area de técnicas em pioneirismo. Cada patrulha construiu uma ponte himalaia e no final testaram a segurança de cada uma delas. Foi um dia de franco convivio e partilha.
domingo, 13 de janeiro de 2013
Festa de Reis 2013
No dia 5 de Janeiro o Grupo realizou a já tradicional Festa de Reis, que contou com a participação de todos as divisões. O dia começou com os preparativos para a festa, seguindo-se a Eucarista. Já no inicio da noite os escoteiros, lobitos e dirigentes participaram com a apresentação de mimicas, danças, teatros, etc. Esta atividade terminou com uma ceia de reis partilhada por escoteiros, familiares e amigos.Parabéns a todos os participantes que tornaram possivel este atividade.
Assinar:
Postagens (Atom)
A nossa sede
Quem sou eu
- AEP Grupo nº. 25
- Guimarães, Braga, Portugal
- Associação de Escoteiros de Portugal - E-mail: grupo25@escoteiros.pt
A nossa Associação
ESCOTEIROS DE PORTUGAL
É uma organização juvenil e civil de carácter educativo, de livre adesão, alheia a partidarismos políticos, sem fins lucrativos e de âmbito nacional, tendo por finalidade contribuir para a educação integral dos jovens, ajudando-os a desenvolver as suas capacidades como indivíduos e a desempenhar um papel construtivo na sociedade.
SER ESCOTEIRO
LINKS
Convivio de Tribos
Convivio Futsal
Escoteiros do Grupo 25 no Flashmob
Cantar de Reis 2012
Escoteiros do Grupo 25 cantaram os reis no Lar Hemidio Guerreiro no dia 15 de Janeiro-
Cabaz de Reis
Pesca na Festa Nª. Sra do Rosário
Pedras Parideiras na serra da Freita
Na Frecha da Mizarela
Aventura Radical
Aventura em S. Torcato e os seus Moinhos
Veículo Lunar
Levanta-te e actua
Guibra4
Cantar de Reis 2009
Aventura amigos para sempre
Expedição a Pitões de Júnias
Caf
Curso Avançado de Formação realizado no PNEC, no dia 6,7 e 8 de Dezembro 2008.
Aventura e Conhecimento
A Tribo de Escoteiros realizou o Plano Anual de Divisão nos dias 27 e 28 de Setembro no Parque de Escutismo de Prazins Stº. Tirso.
PAG 2008/2009
Realizou-se na Pousada da Juventude de Vilarinho das Furnas nos dias 20 e 21 de Setembro o Plano Anual do Grupo.
95 Anos da AEP
Trilho da Natureza entre o Cávado e o Ave
Praia de Ofir
35º Aniversário
Escoteiros e seus familiares participam no jogo das cordas ensarilhadas.
Jogo à "Descoberta da Penha"
Escoteiros sobem o desfiladeiro do penedo do sino.
Caçada "À descoberta da Serra"
Aventura na Serra
Expedição ao Gerês
Cantar de Reis 2008
Aventura "O Reencontro"
Em jeito de despedida realizou-se um jogo de râguebi com as equipes "Ribadouro" e "Maia".