sexta-feira, 1 de novembro de 2013

Pag 2013

Nos dias 26 e 27 de Outubro os dirigentes do Grupo 25 participaram na execução do Plano Anual do Grupo. Este planeamento foi realizado na Quinta do Rival de Cima, em Outeiro, Cabeceiras de Basto. Iniciou-se os trabalhos com  a avaliação do ano 2012_2013, seguindo-se a planificação do novo ano escotista.

terça-feira, 29 de outubro de 2013

Jota Joti 2013


 Nos dias 18, 19 e 20 de outubro realizou-se o Jota-Joti, atividade internacional que contou com a presença de vários grupos, nomeadamente o 4 e o 33 do Porto, 207 da Figueira da Foz e 49 de Lamego. Marcaram presença como visitantes, o agrupamento 1019 de Pinheiro, grupo 135 S. Roque Costa e FAEP da Costa. Esta atividade visou a comunicação via internet e rádio para todo o mundo numa forma interativa e diferente de se conhecer e trocar experiências escotistas. Para além dos contactos via rádio, realizou-se ainda o Joti, via internet, o Challenge, Jampuz e diversos Workshops relacionados com o tema. Todos os participantes regressaram ás suas casas no final da atividade com desejos de para o ano voltarem a repetir nesta experiência.  
Um agradecimento muito especial aos radioamadores que colaboraram nesta iniciativa e sem os quais não teria sido possível realizar. Nomeadamente o António Freitas, José Carlos, Luís Moreira, Bruno Moreira, Paulo Pinto, Miguel Fonte, José Costeira.

Abertura do ano Escotista

O habitual conselho de grupo abre mais um ano escotista no grupo 25. Outrora feriado nacional, o 5 de Outubro vem, de há uns anos a esta parte, a marcar o início do ano escotista no grupo. Todos os elementos se agruparam à frente da sede e várias vezes gritaram “banana!” para a fotografia da praxe. Já reunidos no salão fizeram individualmente a sua apresentação ao grupo dizendo, também quais são as suas expectativas e a que objectivos se propõem para este novo ano. A grande maioria dos elementos, como seria de esperar, já é ”repetente” mas há sempre lugar para mais 1, ou 2, ou 3 novos elementos… Feitas as apresentações e após alguns esclarecimentos por parte do chefe de grupo foi tempo de relembrar as grandes actividades que marcaram o ano anterior e culminar a tarde com o hino da “brincadeira” do grupo. Antes de tudo isto encontraram-se as tribos para passarem alguns momentos de diversão e competição saudável entre jogos e gargalhadas como forma de marcar e fazer o seu próprio reencontro. Assim voltou o grupo à sua actividade, nesta senda de “criar” cidadãos ativos e responsáveis cientes do sentido de cidadania, e nada melhor que o escotismo, pois não há nada melhor do que o aprender fazendo e a educação através do exemplo.

domingo, 29 de setembro de 2013

Centenário da AEP

No fim de semana de 7 e 8 de setembro, o Grupo 25 esteve presente nas comemorações do centésimo aniversário da AEP (Associação de Escoteiros de Portugal) que se realizou no Vale do Jamor. O grupo fez-se representar pela Tribo de Escoteiros, Exploradores e Clã. O Grupo 25 partiu bem cedo. Por volta da uma da manhã do dia 8 (sábado)os 21 elementos do grupo dirigiram-se até Oeiras. Após a realização do check-in, teve lugar a cerimónia de abertura. Em pleno relvado do estádio nacional, todos os grupos presentes se perfilaram em frente ao palco e às bandeiras, gritando cada um com os seus gritos, elaborando uma moldura humana digna de se ver. O ponto alto desta cerimónia de abertura foi o entoar dos hinos nacional e associativo enquanto se içavam as bandeiras, seguida de umas pequenas palavras de boas vindas pelo chefe nacional, José Araújo. Seguiu-se uma tarde de atividades e à noite realizou-se a cessão solene que contou com a presença de todos os organismos e associações integrantes e parceiras da AEP. Após o rol de discursos, foram acesos 100 archotes simbolizando os 100 anos comemorados enquanto se entoava o hino da Associação de Escoteiros de Portugal. Todos os elementos do grupo 25 classificaram a atividade como boa e isso estava bem patente nos seus sorrisos e nas amizades que criaram para o futuro e nos velhos amigos que certamente aproveitaram para rever. A Associação de Escoteiros de Portugal está de parabéns pelos seus 100 anos.

quarta-feira, 24 de julho de 2013

Atividade Mergulhar no Futuro

As Tribos de Escoteiros e Exploradores realizaram nos dias 19,20 e 21 o Plano Anual da Divisão. Esta teve inicio na sede do grupo com a avaliação do ano anterior. No sábado as tribos rumaram até ao CAEP, em Paiço, Matosinhos, onde realizaram a limpeza do espaço interior e de parte do espaço exterior, seguindo-se a execução do Plano Anual. Durante a tarde os Escoteiros puderam desfrutar de uma tarde de praia. Já á noite deram continuidade à limpeza do espaço exterior e realizou-se um pequeno fogo do conselho. No dia seguinte, concluiu-se a execução do PAD. Foi um fim-de-semana produtivo e diversificado nas atividades realizadas. Um bem haja a todos os que participaram.

domingo, 16 de junho de 2013

ACANIV 2013 - 40º ANIVERSÁRIO

Nos passados dias 8, 9 e 10 de junho, o Grupo 25 realizou no PCEG- Penha Centro Escutista de Guimarães o Acampamento do seu 40º Aniversário, que contou com a participação dos Grupos 4 e 33 do Porto, 116 de Loureiro, 207 de Buarcos, Figueira da Foz, os agrupa-mentos 108 de Fermentões e 1019 de Pinheiro. Durante o evento realizaram-se as seguintes atividades: jogos tradicionais, hike noturno para as Tribos e Clã, workshops para Alcateia, Tribos e Clã e jogo de cidade, extensivo a pais, familiares, amigos e antigos escoteiros. Na última noite realizou-se o fogo de conselho com cerca de 25 números protagonizados pelos diversos grupos presentes que deliciaram tanto os escoteiros, como pais e amigos presentes. Na segunda-feira, dia 10 de junho foi realizada a Eucaristia na Igreja de Fermentões celebrada pelo Pe. Francisco de Jesus Oliveira. A mesma foi aplicada em memória de todos os elementos ligados ao Grupo 25 que partiram para o eterno acampamento. Logo após a eucaristia, seguiram-se as promessas e os compromissos de honra. A Alcateia deu as boas vindas a duas lobitas, a Pulga e a Borboleta, e a Tribo de Escoteiros deu as boas vindas á Beatriz Rua e ao André Oliveira e a Tribo de Exploradores deu as boas vindas ao Rodrigo Rua. Estes, após realizarem a primeira etapa do seu progresso pessoal, receberam o lenço de grupo com a promessa e o compromisso de o honrarem devidamente. Seguiu-se o churrasco para todos os participantes e convidados. Todos ficaram satisfeitos com o manjar e seguiu-se então a cerimónia de Encerramento com o cantar dos parabéns, o cortar do bolo e a entrega das lembranças aos grupos presentes, a entrega dos prémios de vencedor do hike noturno e do jogo de cidade, o cantar do hino do 40º ACANIV e os agradecimentos a todos os grupos presentes, ao Agrupamento 108 por toda a ajuda prestada, aos colaboradores que foram incansáveis, e um a um, os membros da organização tiveram a palavra para agradecer aos presentes, com os votos de que em breve se voltarão a encontrar e que todos serão bem-vindos. No final, todos os presentes se despediram, com a certeza que se criaram amizades para sempre e que foram 3 dias proveitosos para todos.

terça-feira, 16 de abril de 2013

Tribus Bracara

O encontro de tribos da região norte e centro decorreu nos passados dias 23 e 24 de Março em Braga. De Soure a Baião, da Fonte da telha a Guimarães, foram várias a tribos de escoteiros e exploradores que quiseram estar presentes neste intercâmbio regional. As tribos reuniram-se em Braga, na freguesia de Real na manhã do dia 23, numa actividade que começou, como não podia deixar de ser, com o içar de bandeiras e o entoar do hino associativo. As tribos dedicaram, então, este período da manhã e parte da tarde a montar primeiro o seu próprio campo e, seguidamente o pórtico e o ecoponto que serviria o campo de cada uma das divisões. Infra-estruturas montadas foi tempo de dar início aos jogos. Como se tratava de um intercâmbio as patrulhas foram totalmente divididas e formaram novas patrulhas misturadas com elementos de várias tribos, uma forma de partilha de conhecimentos que ajuda a fazer novas amizades. As patrulhas agora com novos nomes tinham que se entreajudar, mesmo não se conhecendo, para superar os obstáculos que fossem surgindo durante o percurso do jogo. Seguindo pistas e decifrando enigmas foram avançando pela cidade de braga. A manhã de domingo foi marcada, por uma sessão solene, em que os dirigentes eleitos para a chefia regional no último conselho regional, realizado em Loureiro, Peso da Régua, tomaram posse perante o chefe Nacional, renovando o seu compromisso como escoteiros-chefes da A.E.P. Depois do merecido “repasto dos guerreiros” toca a desmontar o campo onde a “chuvinha” ajudou à rápida desmontagem e cada tribo seguiu viagem para sua casa.

quarta-feira, 27 de fevereiro de 2013

Dia do Pensamento

As Tribos do Grupo 25 celebraram o Dia do Pensamento, com uma atividade que teve inicio no dia 22, com um jogo de pistas e uma velada, cujo tema principal foi Baden Powel e todos os seus ensinamentos que nos deixou para a vida. Todos os escoteiros participaram com pequenos pensamentos outrora proferidos pelo fundador. Tais como: "Deixai mundo um pouco melhor do que o encontrou",“Se um dia, os homens de todos os países forem irmãos e não estranhos, acabarão as guerras, e a paz reinará no mundo.” entre outros. No dia 23 realizaram uma romagem junto ao busto de BP e depositaram uma pequena coroa, entre gritos e canções escotistas. Seguiu-se um jogo de orientação e jogos durante o percurso. “O melhor meio para alcançar a felicidade é contribuir para a felicidade dos outros.”

Conselho Reginal

No dia 16 de Fevereiro sete dirigentes do Grupo 25 participaram no Conselho Regional, que se relizou na freguesia de Loureiro e tiveram como anfitriões o Grupo 116. Constou da ordem de Trabalhos a Aprovação do Relatório de Atividades 2012, aprovação do Relatório de Contas 2012, aprovação do Plano de Atividades 2013, aprovação do Orçamento 2013 e Eleição da Chefia Regional.Um bem haja a todos os participantes.

terça-feira, 5 de fevereiro de 2013

Curso de Guias

Os guias e subguias das Tribos de Escoteiros e Exploradores, participaram no 2º Curso de Guias realizado pela Região Norte e Centro, nos dias 2 e 3 de Fevereiro, em Paiçô, Matosinhos. Deste curso constaram diversos módulos, nomeadamente técnicas de campo, gestão de conflitos, orientação, primeiros socorros, entre outros. Partilharam e adquiriram novos conhecimentos e fizeram novas amizades.

quarta-feira, 30 de janeiro de 2013

Cantar de Reis 2013

Nos dias 12, 13, 19 e 20, o grupo realizou o tradicional cantar de reis. Participaram nesta iniciativa, dirigentes, caminheiros, escoteiros e exploradores. Um bem haja a todos que com a sua alegria, levaram de porta em porta uma mensagem de paz e de feliz ano novo.

Convivo de Tribos

A tribo de Escoteiros e a tribo de exploradores realizaram um convivio no dia 1 de Dezembro no Montre de S. Pedro de Azurém. Esta iniciativa colocou à prova os nossos escoteiros na area de técnicas em pioneirismo. Cada patrulha construiu uma ponte himalaia e no final testaram a segurança de cada uma delas. Foi um dia de franco convivio e partilha.

domingo, 13 de janeiro de 2013

Festa de Reis 2013

No dia 5 de Janeiro o Grupo realizou a já tradicional Festa de Reis, que contou com a participação de todos as divisões. O dia começou com os preparativos para a festa, seguindo-se a Eucarista. Já no inicio da noite os escoteiros, lobitos e dirigentes participaram com a apresentação de mimicas, danças, teatros, etc. Esta atividade terminou com uma ceia de reis partilhada por escoteiros, familiares e amigos.Parabéns a todos os participantes que tornaram possivel este atividade.